FAQ's - Regras

Tal como está presente nas regras de utilização da SCDEEC e nos placards à entrada da sala, os alunos de MEEC e MEAer têm prioridade sobre os alunos dos restantes cursos do IST ou alunos externos. Em caso de lotação total de todas as salas da SCDEEC, caso seja essa a vontade de um aluno de MEEC ou MEAer que queira aceder à sala, o monitor de serviço deverá pedir a um utilizador de outro curso que ceda o seu lugar.
Essa possibilidade impediria o registo do acesso à sala e identificação da pessoa em questão no caso de ocorrer algum problema, para além de que prejudicaria o controlo do fluxo da sala em alturas de maior movimento.

Tal como está explícito nas Regras de Utilização da SCDEEC:

é expressamente proibido jogar, não sendo permitido utilizar qualquer aplicação, animação ou similar usadas para fins lúdicos;

Como tal, a visualização de vídeos didácticos não desrespeita as regras da sala. No entanto, chama-se à atenção para o seguinte:

Pedimos ao utilizador que avise previamente o monitor de serviço da intenção de visualizar um vídeo didáctico, com o objectivo de evitar possíveis mal-entendidos.
A SCDEEC é uma sala de trabalho/estudo e as regras vigentes têm como objectivo defender esse estatuto. Dados os elevados níveis de afluência à sala, sentimo-nos na obrigação de defender quem vem à SCDEEC para trabalhar, visto que já existem inúmeros espaços no IST em que o acesso à Internet é totalmente livre. Não é por um conteúdo proibido pelas regras da SCDEEC ser visualizado num computador portátil, em vez de num dos computadores da SCDEEC, que deixa de ser motivo de distracção e eventual incómodo para os utilizadores à volta ou que deixa de estar a ser ocupado um espaço que podia estar a ser usado para trabalhar por outros utilizadores.
Sabemos que muitas vezes um jogo ou a visualização de um vídeo lúdico podem ser breves e apenas para "distrair" do estudo mas não é função do monitor de serviço (nem é viável) policiar minuto a minuto o que todos os utilizadores fazem, como o fazem e porque razão o fazem. Como tal, as regras aplicam-se sempre independentemente das circunstâncias.